5 tipos diferentes de wearables que você deveria conhecer
Você já ouviu falar da expressão wearables? Esses são dispositivos digitais que podem ser usados (ou vestidos) junto ao corpo e que tem por característica realizar uma série de funções especiais, desde medir os batimentos cardíacos até levar o usuário para uma nova realidade totalmente imersiva. Quer saber mais sobre esses aparelhos? Vamos conhecer 5 tipos diferentes de wearables e como elas podem facilitar a sua rotina.
O que são wearables?
A grosso modo, wearables são dispositivos eletrônicos usados (geralmente perto da pele) que têm como ponto em comum a possibilidade de transmitirem e monitorarem dados em tempo real. Eles podem ser encontrados em diversos nichos de mercado, mas atualmente estão mais presentes nas áreas da saúde e jogos virtuais, onde ajudam a coletar e analisar dados dos usuários.
Esses dispositivos vem ganhando popularidade à medida que a tecnologia permite novas funções em acessórios que antes possuíam apenas um tipo de uso, como relógios ou camisetas, por exemplo. Porém com os novos avanços na área conhecida como “internet das coisas” ou IFT (internet of things) as possibilidades se multiplicam. Vamos conhecer mais um pouco mais sobre os tipos de wearables disponíveis no mercado e outros que já estão em projetos e logo serão lançados.
Relógios inteligentes
Os relógios inteligentes ou smartwatches, como também são conhecidos no Brasil, estão entre os wearables mais populares e a que a mais tempo participam do mercado. Modelos famosos como o Apple tem funções como registrar exercícios e círculo de atividades, mostrar notificações ou ouvir músicas e podcasts. Porém, um dos pontos negativos dos smartwatches é que eles podem ser o motivo de distrações contínuas para o usuário.
Jóias Inteligentes
Com anéis inteligentes é possível, por exemplo, medir e monitorar diversas condições do corpo em tempo real, como a temperatura ou pressão sanguínea. Eles também podem ser utilizados para medir corridas ou quantidades de passos, por exemplo. Como seus resultados só podem ser conferidos em telefones e computadores, eles podem oferecer um monitoramento com menor poder de distração.
Monitores de saúde
Sucessores modernos dos contadores de passos, eles monitoram os passos dados, a frequência cardíaca, as calorias queimadas e uma série de outros dados relacionados ao condicionamento físico. Contudo, eles estão cada vez mais parecidos com os smartwatches. Monitores como o FitBit possuem funções como alertas de notificação, enquanto os smartwatches incluem uma variedade de opções e recursos de rastreamento fitness. No entanto, os monitores de saúde costumam a serem mais baratos, pois possuem menos recursos e se concentram na funcionalidade, em vez do apelo estético.
Roupas inteligentes
Existem uma série de projetos para criar roupas cada vez mais inteligentes. No momento, a maioria delas é usada para medir o desempenho de atletas de elite, tanto em relação a parte física, quanto em relação a o desempenho dos mesmos. Porém outras peças com funções diferentes devem ser apresentadas ao público no futuro próximo, como casacos que aquecem ou esfriam dependendo da temperatura ambiente ou calças que possibilitam o carregamento do telefone
A Samsung pretende lançar em breve camisetas inteligentes capazes de diagnosticar doenças respiratórias e sapatos inteligentes que monitoram a forma de corrida. E os consumidores de fora do Brasil já podem adquirir meias inteligentes que podem detectar o desenvolvimento de úlceras nos pés, calças inteligentes de ioga que vibram para melhorar a forma durante os exercícios e trajes de banho inteligentes que alertam quando o usuário deve aplicar protetor solar, entre outros tipos de roupas inteligentes.
Óculos de Realidade Virtual e Aumentada
Esses são dispositivos cada vez mais na moda e que, com o avanço da tecnologia, ganham cada vez mais funções e possibilidades de uso. Com os óculos de realidade aumentada já é possível interagir simultaneamente com informações digitais e com o ambiente da vida real e o uso dessa tecnologia já se provou ser popular entre os consumidores em aplicativos como Pokémon Go.Já os óculos de realidade virtual levam o usuário para uma outra realidade, criando uma experiência totalmente imersiva. Com seus recursos ainda bastante relacionados a jogos e consoles de videogame, como o Playstation VR, os óculos VR serão peças importantes no futuro, especialmente com o crescimento dos metaversos exclusivos para os usuários de realidade virtual, como Meta (antigo Facebook) e o Microsoft Teams.
Quer mais conteúdos sobre tecnologia, saúde e moda. Acesse nosso blog e acompanhe nossas atualizações sobre os assuntos mais comentados do momento.