Lenda da NBA, Bill Walton, falece aos 71 anos
A NBA anunciou a morte de Bill Walton, lenda do basquete e membro do Hall da Fama, na segunda-feira, aos 71 anos de idade. Walton faleceu "cercado pela família" após uma "longa batalha contra o câncer", de acordo com o comunicado.
Carreira Brilhante no Basquete Universitário
Antes de se destacar na NBA, Walton foi um dos melhores jogadores universitários de basquete da história. Ele frequentou a poderosa UCLA e jogou três temporadas de 1971 a 1974, conquistando dois campeonatos nacionais, três Prêmios Naismith, dois prêmios de Jogador do Ano da Associated Press e três seleções consensuais para a Equipe de Todos-Americanos.
Sucesso na NBA e Lesões
O Portland Trail Blazers selecionou Walton como a primeira escolha geral no Draft de 1974 da NBA. Ele liderou o time ao único campeonato da franquia já na sua terceira temporada e foi eleito o MVP da liga no ano seguinte. Walton se destacava por seu jogo de rebote e bloqueio, chegando a liderar a liga em ambas as estatísticas na temporada do título. No entanto, lesões nos pés prejudicaram muito de seu auge, fazendo com que ele perdesse várias temporadas.
Segunda Carreira como Reserva nos Celtics
Apesar das lesões, Walton conseguiu se reinventar e ter uma segunda carreira de sucesso como reserva nos Boston Celtics. Ele foi eleito o Melhor Jogador de Reserva da Temporada em 1985-86, quando os Celtics conquistaram o campeonato, considerado uma das melhores equipes da história da NBA.
Legado como Comentarista Esportivo
Após se aposentar como jogador, Walton se tornou um dos principais comentaristas de basquete na TV, trabalhando para emissoras como NBC, CBS, ABC e ESPN. Seu estilo excêntrico e suas frases de efeito conquistaram o público e o tornaram uma figura inesquecível no mundo do esporte.
Referências
Bill Walton Dies at 71: Basketball Hofer Won 2 NBA Titles, 2 NCAA Championships