Jesse Marsch Nomeado como Treinador da Seleção Canadense de Futebol Masculino
A Seleção Canadense de Futebol Masculino anunciou na segunda-feira que o ex-treinador do Red Bull Salzburg, RB Leipzig e Leeds United, Jesse Marsch, assumirá o cargo de treinador-chefe do clube com efeito imediato. Marsch, que também passou pela Major League Soccer como treinador do Montreal Impact e New York Red Bulls, ficará sob contrato com o Canadá até julho de 2026, dando-lhe a chance de liderar a equipe através da Copa América de 2024 e, presumivelmente, a Copa do Mundo de 2026.
Contribuições Filantrópicas das Equipes da MLS Canadense
Jesse Marsch será oficialmente conhecido como o "Treinador-Chefe da Seleção Masculina de Futebol do Canadá da MLS" devido a contribuições filantrópicas dos três times canadenses da MLS.
Interesse Anterior pela Seleção dos EUA
O treinador de 50 anos estava supostamente na disputa para assumir o cargo da Seleção Masculina dos EUA (USMNT) no verão passado, mas acabou sendo preterido - ou retirou seu nome da disputa de última hora - antes que Gregg Berhalter fosse controversamente recontratado para o cargo. Em março, durante um episódio de seu podcast "Call it What You Want" com o co-apresentador Jimmy Conrad, Marsch disse que não estava interessado no cargo da USMNT.
Experiência Prévia e Desafios Recentes
Marsch já treinou clubes como o Leeds United, RB Leipzig, RB Salzburg e New York Red Bulls. No entanto, seus últimos trabalhos como treinador não foram bem-sucedidos. Ele ficou menos de meio ano no RB Leipzig na temporada 2021-22 e passou apenas um ano - e partes de duas temporadas - no Leeds United entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023. Desde então, ele não assumiu outro clube ou seleção.
Esperança de Retomar o Bom Momento
O Canadá espera que Marsch possa recuperar o bom momento que um dia o fez ser considerado um dos treinadores em ascensão no futebol mundial. Com sua vasta experiência e conhecimento do futebol norte-americano e europeu, a seleção canadense acredita que ele possa impulsionar o progresso da equipe nacional masculina e do futebol canadense de maneira mais ampla.
Referências
Jesse Marsch Hired as Canada HC Through 2026 World Cup After Rumored USMNT Interest