A Bola de Ouro de Diego Maradona vai a leilão pela primeira vez
A lendária Bola de Ouro conquistada por Diego Maradona na Copa do Mundo de 1986 será leiloada em junho deste ano. De acordo com a Reuters, o troféu do astro argentino, falecido em 2020, será leiloado pela casa de leilões Aguttes, na França, no dia 6 de junho e espera-se que alcance "milhões" de dólares.
O Roubo e o Reaparecimento da Bola de Ouro
Segundo o jornal francês L'Equipe, a Bola de Ouro de Maradona já havia sido roubada no passado. No entanto, o troféu "reapareceu entre vários lotes de troféus em uma sala de leilões". Após a recuperação, a Aguttes conseguiu confirmar a autenticidade da premiação.
A Conquista da Copa do Mundo de 1986
Maradona, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos ao lado de Pelé, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, conquistou seu maior feito em 1986 quando liderou a Argentina à sua segunda Copa do Mundo. Ele empatou como o segundo maior artilheiro do torneio, com cinco gols, e foi premiado com a Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador da competição.
Os Gols Icônicos de Maradona
Maradona marcou dois gols em ambas as vitórias da Argentina sobre a Inglaterra (2-1) nas quartas de final e a Bélgica (2-0) nas semifinais. O primeiro gol contra a Inglaterra ficou conhecido como a "Mão de Deus", pois Maradona claramente usou a mão para marcar. Já o segundo gol daquela partida é considerado o "Gol do Século", com Maradona driblando diversos jogadores ingleses antes de balançar as redes.
A Final da Copa do Mundo de 1986
Embora Maradona não tenha marcado na final, a Argentina derrotou a Alemanha Ocidental por 3-2, com o gol decisivo sendo marcado por Jorge Burruchaga aos 83 minutos, com assistência de Maradona.
Referências
A notícia sobre a venda da Bola de Ouro de Maradona foi originalmente publicada no
Bleacher Report.